BARROCO
O Barroco sucedeu o Renascimento, abrangendo do final do século XVI ao final do século XVIII, estendendo-se a todas as manifestações culturais e artísticas europeias e latino-americanas.
O momento final do Barroco, o Rococó é considerado um barroco exagerado e exuberante, e para alguns, a decadência do movimento.
Esse
trabalho tem por objetivo apresentar aspectos gerais da literatura
barroca principalmente no Brasil. É importante observar que não se
pretende esgotar o assunto, nem mesmo em relação à literatura barroca
brasileira, visto que a bibliografia é muito extensa.
No
entanto, o interesse nesse trabalho está em mostrar o barroco não só
como um estilo artístico e literário, mas também, um estilo que perdura
em outras épocas.
Este
trabalho pretende enveredar pela literatura barroca no Brasil, no
sentido de mostrar heranças e limites cronológicos, as principais
características e seus principais representantes da época, bem como a
repercussão do estilo literário barroco utilizado por demais artistas do
mundo contemporâneo. Para
cumprir esses objetivos, o método utilizado foi de uma pesquisa
bibliográfica sobre o conceito da arte barroca literária brasileira
junto à utilização de diferentes livros poéticos.
CARACTERÍSTICAS DA LITERATURA BARROCA
Culto do
contraste: o dualismo barroco coloca em contraste a matéria e o
espírito, o bem e o mal, Deus e o Diabo, céu e a terra, pureza e o
pecado, a alegria e a tristeza, a vida e a morte.
Consciência
da transitoriedade da vida: a idéias de que o tempo consome, tudo leva
consigo,e que conduz irrevogavelmente a morte, reafirma os ideais de
humildade e desvalorização dos bens materiais, ou seja sem apego aos
bens materiais.
Gosto pela
grandiosidade: característica comum expressa com o auxilio de
hipérboles, ou seja exageros, figura de linguagem que consiste em
aumentar exageradamente algo a que se estar referindo.
Frases
interrogativas: que refletem dúvidas e incertezas, questionamentos: “que
amor sigo? Que busco? Que desejo? O que quero da vida?
Cultismo: é o
jogo de palavras, o estilo trabalhado. Predominam hipérbole, hipérbatos
(isto é, alteração da ordem natural das palavras na frase ou das
orações no período) e metáforas (comparações), como: diamantes que
significam dentes ou olhos.
Conceptismo:
é o jogo de idéias ou conceitos, de conformidade com a técnica de
argumentação. É comum o uso de antítese, ou seja idéias contrárias,
paradoxos. enquanto os cultistas tinham a visão direcionada aos
sentidos, já os conceptistas eram direcionados a inteligência
O BAROCO NO BRASIL
Este movimento só se tornou realidade no Brasil quando a exploração das
minas de metais preciosos em Minas gerias deu oportunidade para o
surgimento de novas cidades e vilarejos, pois com elas vieram também a
cultura e a arte. Um exemplo foi a :
ARQUITETURA BARROCA
Teve sua visão voltada para e construção de fortalezas, casas de
engenho, igrejas pertencentes a muitas ordens como a dos beneditinos.
Alguns de seus principais representantes foram: Francisco Frias de
Mesquita, que veio para o Brasil em 1603; Francisco Dias , que foi um
jesuíta e que projetou a primeira igreja jesuítica no Brasil; Francisco
dos Santos, teve sua atuação em Olinda, foi arquiteto e também
franciscano, seus projetos foram: a igreja de Nossa Senhora das Neves e o
convento de São Francisco;Macário de São João, ele foi frei beneditino,
que teve entre os seus principais projetos, o Convento de Santa Teresa,
o Mosteiro de São Bento Casa de Misericórdia, em Salvador.
Francisco Xavier de Brito foi escultor português, radicando no Brasil, acabou influenciando a obra do mestre Aleijadinho;
Antonio Francisco Lisboa, também conhecido como o Aleijadinho, visto como o maior gênio da arte brasileira.
Capela Dourada da Igreja da Ordem Terceira
de São Francisco de Assis, no Recife,
construída e decorada entre 1696 e 1724.
A colonização do Brasil se deu inicialmente pela costa litorânea, onde
atracaram as primeiras fragatas e por onde começou a exploração do
território. Os lugares geográfica e estrategicamente mais adequados à
construção e à defesa deram origem às primeiras vilas. Em algumas delas
foram rezadas missas inaugurais, muitas foram batizadas com nomes de
santos, e todas ganharam igrejas ou capelas.
Com o avanço da colonização e o desenvolvimento da atividade
extrativista, algumas vilas transformaram-se em importantes cidades, em
que se refletia o poderio econômico da Coroa.
Recife - As principais cidades nordestinas enriqueceram rapidamente com a
produção açucareira. Dessa prosperidade resultaram muitas manifestações
artísticas e arquitetônicas de grande porte e ostentação.
No interior da Igreja de São Francisco, em Salvador, que começou a ser
construída em 1708, impressiona a variedade de materiais nobres usados
na decoração, como o ouro, a azulejaria e o jacarandá
A conveniente combinação entre o enriquecimento brusco e os objetivos da
arte religiosa originou obras e templos exemplares do chamado barroco
litorâneo, erguidos com materiais nobres e decorados conforme os padrões
ibéricos vigentes à época.
Recife foi uma dessas cidades em que sobreviveram importantes
edificações religiosas, apesar de conflitos e destruições decorrentes da
disputa por suas terras.
Salvador - A economia açucareira promoveu o desenvolvimento acelerado de
algumas cidades do Nordeste do país durante a colonização.
GREGÓRIO DE MATOS Gregório de Matos Guerra nasceu em Salvador, Bahia, em 7 de abril de 1636. Faleceu em Pernambuco, em 1696.
De família abastada, Gregório estudou com os jesuítas de Salvador. Em
1650, com 14 anos, embarcou para Portugal (Lisboa), aonde foi com o
propósito de estudar Direito.
Matriculou-se na Universidade de Coimbra, onde se formou em julho de 1661 e passou a exercer a magistratura.
Interrompeu a carreira de juiz para voltar ao Brasil (por volta de
1680). Supõe-se que, nessa altura, já teria feito conhecer o seu talento
de repentista e zombeteiro.
POESIA SATÍRICA – Apesar de ter exercido funções religiosas e de ter um
irmão padre (Eusébio de Matos), Gregório não perdoa a Igreja Católica
baiana: faz sátiras ferinas contra padres e freiras, chegando mesmo a
usar palavrões em pleno século XVII.
E nos frades há manqueiras?... Freiras...
E que ocupam os serões?... Sermões.
Não se ocupam em disputas?... Putas.
Com palavras dissolutas
Me concluís, na verdade,
Que as lidas todas de um frade
São freiras, sermões e putas.
Veja o que disse o poeta sobre a Sé da Bahia, órgão central da Igreja Católica no Brasil:
A nossa Sé da Bahia,
com ser um mapa de festas,
é um presepe de bestas,
se não for estrebaria.
Várias bestas cada dia,
vemos que o sino congrega:
Caveira, mula galega,
o Deão, burrinha parda,
Pereira, besta de albarda,
tudo para a Sé agrega.
Depois de ridicularizar a Igreja Católica, Gregório voltou sua pena
satírica contra o governador-geral da Bahia, Antônio de Sousa Meneses,
que esteve à frente do governo de maio de 1682 a junho de 1684.
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